Vilius Gaubas resiste à chuva e ao contra-relógio e desafia Henrique Rocha na final do CIF

Álvaro Isidoro/FPT

LISBOA – Numa meia-final quase sempre jogada debaixo de chuva e com fim às 22h18, Vilius Gaubas (165.º ATP) superou Ignacio Buse (116.º), quarto cabeça de série do Lisboa Belém Open, e agendou confronto com Henrique Rocha na final do torneio do CIF.

O duelo, disputado em condições difíceis de imaginar, foi resolvido com os parciais de 7-5 e 7-6(4) ao cabo de 2h26 e interrompeu a série de 10 triunfos consecutivos do melhor tenista do Peru na atualidade.

O número um da Lituânia garantiu, assim, a presença na sexta final Challenger da carreira e a terceira de 2025. E a segunda em Portugal, após a decisão cedida, contra Jaime Faria, no ITF de Faro em 2024, a única das 13 finais fora do pó de tijolo.

Gaubas desperdiçou chances de encerrar o primeiro set a 5-4 e um break de vantagem no segundo parcial, mas reagiu bem a ambas as adversidades. No primeiro, voltou a passar para a frente ao quebrar Buse com o sul-americano a liderar por 40-0; no segundo, salvou três set points em dois momentos distintos. No tie-break, ainda esteve com mini-break abaixo por duas vezes.

No fim de contas, num embate entre dois tenistas com excelentes direitas e elevada intensidade do fundo do court, foi Gaubas a ganhar o braço de ferro para bater o peruano pela segunda vez este ano.

Vilius Gaubas e Henrique Rocha vão defrontar-se pela primeira vez no circuito profissional às 13 horas deste domingo, mas conhecem-se bem pois são os dois da geração de 2004 – o número três nacional prevaleceu num embate juvenil entre ambos em 2022 -, apesar de Gaubas ter ainda 20 anos até ao dia 29 de dezembro. Além disso, o lituano chegou a viver em Tavira dos nove aos 15 anos, quando era treinado por Pedro Pereira.

“É sempre voltar a Portugal. Há uns dias, vi o logo ‘Lisboa’ no court e pensei o quão bom seria ganhar o torneio”, disse nas rápidas declarações no rescaldo.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Total
0
Share
Vista geral sobre privacidade

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência de navegação. As informações são guardadas no seu browser e permitem reconhecer o seu regresso ao website, bem como ajudar a nossa equipa a perceber que secções acha mais úteis e interessantes.