LISBOA – A suíça Simona Waltert (116.ª do ranking WTA) conquistou a quinta edição do Lisboa Belém Open como prova combinada ao bater a letã Darja Semenistaja (104.ª) por 6-2 e 6-1 para amealhar o oitavo e maior título do palmarés.
Numa final entre as duas primeiras cabeças de série do torneio marcada pelas condições pesadas (caiu chuva durante praticamente todo o encontro), não houve grande história e a número quatro helvética foi superior do início ao fim de um embate com duração de 80 minutos.
Waltert só cedeu uma vez o serviço em todo o compromisso, tal como nas meias-finais, e sobreviveu a um terceiro jogo do segundo parcial no qual resgatou quatro pontos de break para descolar rumo ao êxito no CIF.
Esse terceiro jogo foi o espelho do confronto: Waltert a mais agressiva, dominadora e conseguiu colocar mais facilmente a bola a andar, sobretudo do lado direito, em condições pesadas. As variações de altura de bola e o amortie de esquerda foram armas muito úteis para desfazer a solidez habitual da número dois da Letónia.
Acostumada a jogar em Portugal desde tenra idade – este ano tinha sido semifinalista do Oeiras Ladies Open, tal como no CETO em 2021 -, Simona Waltert atingiu o apogeu tenístico no nosso país. Outra das recompensas é a quase certa estreia no top 100, ainda que a certeza, tal como para Semenistaja, só possa surgir após mais resultados no WTA 1000 de Pequim que vai decorrendo.
Finda a prova feminina, Henrique Rocha e Vilius Gaubas vão lutar pelo título da nona edição do Challenger masculino, uma competição também de categoria 100.