Nuno Borges levou a melhor sobre Botic van de Zandschulp por 7-6(5) e 7-6(5) ao cabo de dois tie-breaks e celebrou a primeira vitória da carreira no ATP Masters 1000 de Xangai, o penúltimo torneio do ano desta categoria.
O próximo adversário será o grego Stefanos Tsitsipas, com quem perdeu nos dois encontros anteriores — ambos a este nível: primeiro em Roma 2023, mais recentemente em Monte-Carlo 2025.
No primeiro duelo da carreira frente ao neerlandês, Borges deparou-se com condições desafiantes: para além de um adversário que serviu várias vezes na casa dos 200km/h — dez ases inclusive — e disparou winners de todos os cantos do court, também o muito vento que se fez sentir na cidade chinesa ajudou a dificultar a tarefa dos dois tenistas.
Perante um van de Zandschulp com maior poder de fogo, valeu ao maiato a maior solidez. Com apenas seis erros não-forçados durante o encontro (o adversário atingiu os 24), Nuno Borges compensou a diferença nos winners (19 para 32) e manteve-se firme nos momentos de maior aperto. Para os momentos em que van de Zandschulp ameaçou, o português guardou sempre os melhores serviços e acabou a conseguir uma saborosa vitória que lhe permite aceder pela primeira vez à segunda ronda do ATP Masters 1000 chinês.
O resultado conseguido esta quinta-feira já se traduz, inclusive, na hierarquia mundial. Atual número 51 do Mundo, Nuno Borges é virtualmente o 48.º classificado, uma subida de três lugares que o coloca na rota do regresso aos 50 melhores a nível mundial.