QUINTA DO LAGO — Francisca Jorge (255.ª WTA) não resistiu à primeira cabeça de série e foi eliminada nas meias-finais do The Campus Carby Volkswagen Ladies Open, o torneio que assinalou o regresso ao circuito depois de um mês a recuperar de uma entorse no pé direito.
A jogadora portuguesa de 25 anos cedeu pelos parciais de 6-2 e 6-4 face à russa Maria Timofeeva (164.ª e ex-93.ª), vencedora do ITF W100 da Figueira da Foz há três meses.
No terceiro embate da carreira contra esta adversária, Jorge não teve a disponibilidade física dos dias anteriores e cometeu erros em demasia. Pelo contrário, Timofeeva pouco falhou e colheu os frutos de uma exibição menos regular da portuguesa, incapaz de replicar as recuperações das outras jornadas apesar de ter anulado por três vezes consecutivas um break de atraso ao sentir mais fragilidades na consistência da russa.
“Ela foi mais consistente e mais competente do que eu. O estilo de jogo dela é um bocadinho diferente do que apanhei nas rondas anteriores e se calhar tinha de forçar mais, mas não estava fisicamente fina para isso. Principalmente no primeiro set cometi alguns erros que me retiraram confiança, mas sabia que era por aí e foi o que procurei mais no segundo set para equilibrar o encontro e estar mais por cima dos pontos. A verdade é que ela não baixou o ritmo, não baixou o nível e eu tive alguns altos e baixos que se notaram no final das contas”, admitiu a portuguesa, que com a campanha no The Campus subirá 19 lugares no ranking (para 236.ª) e recuperará o estatuto de número um do país.
Novamente com o estatuto de número um nacional, a vimaranense seguirá para outro ITF W75 mas em França, na cidade de Poitiers. Antes, ainda este sábado, terá a final de pares a disputar ao lado da irmã mais nova, Matilde Jorge.