Carlos Alcaraz já sabia que dependeria apenas de si para defender a condição de número um mundial no final da temporada e concretizou esta quinta-feira o plano. O espanhol de 22 anos exibiu-se a grande nível para seguir para as meias-finais do ATP Finals sem derrotas e distanciou-se definitivamente de Jannik Sinner na corrida pelo estatuto de líder do mundo.
Num frente a frente com o italiano Lorenzo Musetti (9.º), estreante na prova ao render o desistente Novak Djokovic, Alcaraz dominou todos os capítulos do início ao fim e, graças a um break conquistado no primeiro parcial e outros dois no segundo, resolveu ainda em menos de hora e meia a decisão, pelos claros 6-4 e 6-1.
Com a terceira vitória da semana em Turim no bolso, Carlos Alcaraz junta-se ao igualmente já apurado Jannik Sinner nas meias-finais do ATP Finals e vai discutir um acesso inédito à final com Felix Auger-Aliassime ou Alexander Zverev. Para o natural de Múrcia, o palmarés fica recheado pela segunda conquista do estatuto de número um no final de temporada, três anos depois de se ter tornado o mais jovem da história a lográ-lo.