Matilde Jorge não conseguiu celebrar pela primeira vez em Hobart e Portugal entrou a perder no duelo com o Brasil que marca a despedida do play-off de acesso à ronda de apuramento para a fase final da Billie Jean King Cup que acontece em Hobart, na Austrália.
Um dia após ceder perante uma top 100, a número dois nacional e 255.ª WTA foi surpreendida por Nauhany Vitória Leme da Silva, de apenas 15 anos e 672.ª classificada no ranking profissional, e perdeu por 7-5 e 6-4 no primeiro singular deste sábado.
Em estreia na seleção principal, a jovem brasileira esteve ao serviço da seleção de sub 16 até domingo e celebrou seis vitórias em seis encontros disputados em terra batida com as cores do Brasil nas finais juniores da Billie Jean King Cup que aconteceram do outro lado do mundo, no Chile.
Apesar de ter pouquíssima experiência como sénior, Leme da Silva reagiu bem à chamada para representar a seleção principal e destacou-se por apresentar uma pancada de serviço acima da média, mas também pela facilidade na saída de bola que a ajudou a penalizar sobretudo o segundo serviço de Matilde Jorge e a superiorizar-se em várias trocas de bolas do fundo do campo.
A derrota de Matilde Jorge deixou Francisca Jorge (202.ª WTA) obrigada a repetir o triunfo de julho — na Figueira da Foz — sobre Laura Pigossi (193.ª) para igualar o confronto entre Portugal e Brasil e adiar a decisão para o par, sendo já certo que a vaga única de apuramento para a próxima fase está fora de alcance.