Vale do Lobo Open 3 abre com duelo aliciante entre Gastão Elias e Tiago Torres

Luís Branca/FPT

VALE DO LOBO – O quadro principal do terceiro e último Vale do Lobo Open, a disputar-se no resort algarvio, vai contar com 11 portugueses em prova e dois dos maiores protagonistas da armada lusa vão medir forças logo na primeira ronda.

Gastão Elias (380.º do ranking ATP e segundo cabeça de série em Vale do Lobo) e Tiago Torres (779.º), respetivamente número seis e nove nacionais, defrontam-se já esta terça-feira às 11 horas, num encontro obviamente com honras de court principal na Vale do Lobo Tennis Academy. Será o primeiro frente a frente internacional entre ambos e um autêntico duelo de gerações e de fases distintas das carreiras.

Elias, de 34 anos, possui a terceira melhor cotação (57.º em 2016) da história do ténis português e ostenta 18 troféus no palmarés, dois na presente temporada em torneios ITF e 10 dos quais no ATP Challenger Tour num total de 23 finais, um recorde nacional; Torres, de 23 primaveras, está na melhor fase da carreira, agora dedicado a tempo inteiro à modalidade. O esquerdino com formação escolar nos Estados Unidos da América atingiu o posto 768 já neste mês de novembro e tem estado em destaques nos torneios Challenger em solo português, tendo superado a fase de qualificação em três deles e somado mesmo o primeiro triunfo num quadro maior dessa categoria na CT Porto Cup.

A jornada de terça-feira tem outro tenista luso a competir às 11 horas. Será Tiago Cação, agora no 971.º lugar no ranking mundial três meses depois do regresso à competição após um hiato de três anos dos courts. O penichense, wild card do torneio, que arrancou esta segunda carreira ao chegar às meias-finais em Idanha-a-Nova, vai encarar o terceiro favorito à conquista do título, o alemão de 17 anos Diego Dedura-Palomero (364.º).

De resto, em compromissos agendados para quarta-feira, a João Graça (1226.º e por isso também contemplado com um dos convites para o quadro principal) saiu na rifa o britânico Alastair Gray (344.º), campeão neste mesmo palco da segunda prova esta segunda-feira e primeiro cabeça de série da competição. Pedro Araújo (528.º), que há um ano alcançou uma final e uma semifinal nesta quinzena, também vai enfrentar um pré-designado, no caso o neerlandês Ryan Nijboer (505.º), o sétimo mais cotado no certame algarvio.

Tomás Luís (875.º), Diogo Marques (1067.º) e Salvador Monteiro (sem ranking) – os dois últimos galardoados com wild cards – vão medir forças com tenistas oriundos do qualifying e nesse lote estão três compatriotas: Guilherme Valdoleiros (2183.º), Rodrigo Leal (sem cotação internacional) e João Domingues (1240.º).

O sorteio dos qualifiers ditou novo duelo luso e neste caso entre parceiros de treinos na Frederico Marques Tennis Academy, já que Domingues será o opositor de Diogo Marques na ronda inaugural.

Notícia atualizada às 18h40.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Total
0
Share
Vista geral sobre privacidade

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência de navegação. As informações são guardadas no seu browser e permitem reconhecer o seu regresso ao website, bem como ajudar a nossa equipa a perceber que secções acha mais úteis e interessantes.