VALE DO LOBO – João Domingues (1240.º da tabela ATP) desperdiçou um match point no segundo set diante do alemão Sebastian Fanselow (1108.º) e cedeu na segunda ronda do Vale do Lobo Open 3.
O germânico que vive em Portugal há vários anos, ex-top 300 e vencedor de 12 títulos ITF, três dos quais no Algarve, triunfou com os parciais de 6-7(4), 7-5 e 6-4 ao fim de uma batalha 3h07 que fechou a segunda eliminatória.
Após um tremendo braço de ferro no primeiro parcial, onde Domingues salvou dois set points a 5-6, o português de 32 anos, natural de Oliveira de Azeméis e antigo 150.º do ranking, liderou o segundo set por 3-1 e a 5-4 dispôs de um ponto para encerrar o frente a frente. Fanselow foi à rede resgatar o duelo e saiu desse nono jogo com fortes serviços, característica comum à maioria do encontro para o lado do mais velho (33 anos).
A partir daí, Fanselow redobrou a confiança e no cômputo geral foi quem mais vezes assumiu as rédeas do compromisso. Muitos winners, várias incursões à rede e o serviço como alicerce principal. Quando fez o único break no set decisivo, no terceiro jogo, nunca mais enfrentou perigo e vingou o desaire sofrido contra o mesmo adversário este ano, num dos Challengers do Jamor em terra batida.
Nos quartos de final, vindo da fase de qualificação, Sebastian Fanselow vai defrontar o tenista com a melhor forma da quinzena de Vale do Lobo: o britânico Alastair Gray, primeiro cabeça de série da prova (344.º) e campeão neste mesmo palco no passado domingo. Esta quinta-feira, Gray somou a sétima vitória consecutiva ao bater sem problemas de maior o espanhol Rafael Izquierdo Luque (938.º) por 6-4 e 6-1.
Já Domingues sai de Vale do Lobo naturalmente a sentir que devia ter encerrado o encontro. No entanto, tem a registar a primeira competição ao cabo de quatro meses face a mais uma paragem por lesão e três êxitos desde a fase prévia do torneio.