Henrique Rocha perde na segunda ronda e deixa o Maia Open sem portugueses

Beatriz Ruivo/FPT

MAIA — A oitava edição do Maia Open não terminará com a terceira coroação de um campeão português. Henrique Rocha segurava a bandeira nacional no quadro de singulares à entrada para esta quinta-feira, mas foi surpreendido na segunda ronda e deu por concluída a temporada de 2025.

Na reta final do ano, o portuense tornado “maiato adotivo” não foi capaz de confirmar as credenciais de quarto cabeça de série (resultantes do 155.º lugar no ranking ATP) e perdeu por 7-6(2) e 6-2 com o russo Alexey Vatutin (413.º), repescado após perder na última ronda do qualifying.

Na reta final da temporada, já com a preparação para 2026 iniciada, o portuense acusou a natural falta de competição das últimas semanas e pagou caro pelas oportunidades desperdiçadas na partida inaugural — nomeadamente quatro pontos de break, o último na forma de set point.

“Acima de tudo tenho de lhe dar mérito porque tentei e acho que joguei a um bom nível durante grande parte do encontro, mas ele conseguiu ser ainda mais consistente. Quebrou-me muito os padrões de jogo nos primeiros jogos, senti que tinha a parte tática muito desenvolvida e desenquadrou-me muito”, admitiu o número três nacional, que procurava igualar os quartos de final da época passada neste torneio.

“Respondeu melhor do que eu estava à espera e à medida que o encontro avançou também falhei mais serviços. A percentagem de serviços não esteve tão boa, foi algo em que eu trabalhei muito ao longo do ano e que sinto que melhorou bastante, mas ainda não está com a consistência que quero e hoje foi um esses dias”, acrescentou o portuense de 21 anos, que no torneio anterior — em Matsuyama, no Japão — só tinha parado com o troféu de campeão nas mãos.

A derrota desta quinta-feira colocou um ponto final na temporada de Henrique Rocha e acabou com o sonho de ser coroado um terceiro campeão português em oito edições do Maia Open.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Total
0
Share
Vista geral sobre privacidade

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência de navegação. As informações são guardadas no seu browser e permitem reconhecer o seu regresso ao website, bem como ajudar a nossa equipa a perceber que secções acha mais úteis e interessantes.