MAIA — Andrej Martin quebrou a malapata e à quinta meia-final em cinco participações apurou-se pela primeira vez para o encontro decisivo do Maia Open, torneio Challenger que encerra a temporada.
O eslovaco de 36 anos (393.º do ranking ATP e ex-93.º) triunfou no duelo de qualifiers com o francês Lilian Marmousez (355.º) pelos parciais de 3-6, 6-3 e 6-2 após 1h46.
A disputar as meias-finais do Maia Open pela quinta vez em cinco participações, Martin guardou uma dose de motivação extra para assinar a recuperação frente a um adversário 13 anos mais novo. O eslovaco até aparentou estar a ficar sem energia na reta final do primeiro set, mas não perdeu o foco e quebrou pela primeira vez o serviço a Marmousez no arranque da segunda partida. A partir daí, a tónica mudou e a experiência do mais velho fez a diferença, com uma redução considerável nos erros a abrir caminho para a sexta vitória da semana.
A final do Maia Open será a segunda da temporada no ATP Challenger Tour para Andrej Martin, que no final de fevereiro, no segundo torneio que disputou, foi vice-campeão em Kigali, no Ruanda, também como qualifier.
O jogador nascido em Bratislava vai disputar pela 22.ª vez uma final no circuito secundário à procura do 13.º título, primeiro desde junho de 2019.
Do outro lado da rede na decisão de domingo, marcada para as 11 horas, estará um cabeça de série: ou Elmer Moller (147.º), terceiro, ou Daniel Mérida (170.º), quinto.