OEIRAS – A nave dos campos cobertos do Complexo de Ténis do Jamor volta a receber o Campeonato Nacional de Equipas Seniores da primeira divisão. Desta sexta-feira, dia 5 de dezembro, até ao próximo dia 8, segunda-feira, as provas masculina, feminina e de Ténis em Cadeira de Rodas vão estar em jogo com várias estrelas do ténis luso em ação.
Tetracampeões em título, a Escola de Ténis da Maia parte na linha da frente para mais uma conquista na competição masculina. Mesmo sem Nuno Borges, número um nacional e 47.º do ranking ATP, que há dois anos chegou a dar uma ajuda à equipa comandada por João Maio, a base vencedora dos últimos anos estará presente, uma base com várias figuras de nomeada do ténis nacional.
Henrique Rocha (158.º), terceiro melhor tenista luso da atualidade, está entre os escritos dos maiatos e pode vir a ser chamado à luta pelo pentacampeonato. Mesmo sem o tenista de 21 anos, campeão de um segundo título no ATP Challenger Tour na reta final de 2025, o irmão mais velho Francisco Rocha (780.º) e os colegas João Dinis Silva e Guilherme Valdoleiros, ambos sem cotação internacional de momento, têm mostrado estar à altura dos acontecimentos e voltam a estar às ordens de João Maio.
Ao contrário do ano anterior, esta edição (a septuagésima) da competição masculina conta com uma final tradicional, que virá dos dois conjuntos vencedores dos respetivos grupos sorteados. No grupo da Escola de Ténis da Maia aparece o Clube Escola de Ténis de Oeiras, capitaneado pelo histórico João Cunha e Silva, e o Centro de Desporto, Cultura e Recreio de Ténis dos CTT, chefiado por Pedro Lopes e com Daniel Batista(1512.º e vice-campeão nacional absoluto) como porta-estandarte.
No outro grupo estão o Clube de Ténis Paço Lumiar – segundo classificado na edição transata e este ano com Vasco Prata (1448.º ATP) ao serviço do capitão Manuel Costa Matos) -, Lawn Ténis Club da Foz e o Riba Clube. A turma albicastrense chega ao Jamor com dois grandes trunfos: o profissional Pavel Lagutin(923.º) e o histórico português Fred Gil. O antigo 62.º da tabela masculina e finalista do Estoril Open de 2010 mantém-se em competição regular e será um dos destaques do certame.
A prova feminina, na 34.ª edição, traz um formato distinto. Somente com cinco conjuntos, a competição será em estilo de todos contra todos e o líder no final do quarto dia vai erguer o título. Um título ganho nos últimos dois anos pelo AHEAD Clube de Ténis de Dário Matias, que este ano surge ainda mais favorito.
A turma de Alverca vai em busca do tricampeonato e para isso conta novamente com a joia da coroa local: Angelina Voloshchuk, 471.ª WTA e a terceira melhor lusa da atualidade. A jovem de ainda 18 anos tem sido a grande figura dos êxitos anteriores e este ano tem a companhia de Ana Filipa Santos (944.º), número cinco nacional e com quem há uma semana arrecadou o primeiro título profissional no Lousada Indoor Open 2. Milla Sequeira (1285.º) também é opção para Dário Matias.
Para tentar derrubar as bicampeãs aparece o Clube Escola de Ténis de Oeiras, finalista vencido em 2024, o Clube de Ténis de Caldas da Rainha, o Lawn Ténis Club da Foz e o Rackets Pro do Estádio Universitário de Lisboa. Eduardo Rodrigues é o capitão deste último conjunto, em estreia na primeira divisão, e que apesar de não poder contar com Maria Garcia (1251.º), a estudar nos Estados Unidos da América, tem disponível a jovem Gabriela Amorim, a dias de ingressar no ranking WTA pela primeira vez.
As competições feminina e masculina começam esta quinta-feira, numa jornada com início marcado para as 10 horas. O Campeonato Nacional de Equipas de Ténis em Cadeira de Rodas vai arrancar somente no sábado, dia 6 de dezembro.
Depois de uma primeira edição com três equipas a lutar pelo título e de um aumento para cinco em 2024, a terceira competição coletiva de cadeira de rodas vai contar com seis conjuntos, divididos em dois grupos que vão apurar dois finalistas.
O Lousada Ténis Atlântico venceu as duas primeiras edições do torneio e volta a dispor de José Sousa e Álvaro Saavedra, os grandes obreiros das conquistas anteriores. Os estreantes Clube de Ténis da Amadora, Ténis Clube de Famalicão e Clube de Ténis e Padel de São Brás de Alportel, bem como o Clube de Ténis da Escola Secundária Alcaides Faria e o Clube de Ténis de Pombal serão os opositores dos bicampeões. Carlos Leitão, oito vezes campeão nacional, atua pela turma leiriense.