OEIRAS — Francisca Jorge quer tornar-se na terceira mulher portuguesa a conquistar nove títulos de campeã nacional e iniciou a missão com um triunfo claro na nave de campos cobertos do Complexo de Ténis do Jamor, em Oeiras.
Esta quinta-feira, a número um nacional e 216.ª WTA confirmou o estatuto de primeira cabeça de série com uma vitória por 6-0 e 6-2 sobre Analu Freitas, também natural de Guimarães.
Ao entrar com o pé direito na 101.ª edição da prova, Francisca Jorge aumentou para 32 o número de vitórias consecutivas no Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto, que domina desde 2017.
A vimaranense de 25 anos já é a terceira mulher com mais títulos, mas em igualdade com Angelica Plantier, estando de olhos no nono, que lhe permitiria igualar o registo de Sofia Prazeres e só ficar atrás de Leonor Peralta (venceu 10 consecutivos entre 1967 e 1976, mais três em 1979, 1980 e 1982).
Apurada para os quartos de final, Francisca Jorge terá como próxima adversária naquela que chama de segunda casa — treina no Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis — a vencedora do encontro entre Kika Lima (a mais recente adição do projeto federativo) e Lara Pia Santos.