OEIRAS — Matilde Jorge e Angelina Voloshchuk têm como missão interromper o domínio de Francisca Jorge no Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto e, tal como a octacampeã, também entraram com vitórias autoritárias na 101.ª edição.
Finalista de cinco das últimas seis edições, Matilde Jorge (272.ª WTA) confirmou as credenciais de segunda cabeça de série ao vencer a ex-colega de treinos Carolina Correia (deixou o Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis no final da última época) ao vencer por 6-0 e 6-2.
Aos 21 anos, a tenista vimaranense viveu o melhor ano da carreira no circuito internacional, estando no Jamor a disputar o último capítulo, já em plena pré-época, com a ambição de juntar ao currículo um troféu inédito após ter ganho títulos em todos os escalões juvenis.
Nos quartos de final, a número dois portuguesa poderá ser coprotagonista de um duelo de gerações caso Rita Freitas, de 39 anos, some a quarta vitória da semana ao surpreender Madalena Santos, oitava cabeça de série.
Ainda mais célere foi o triunfo de Angelina Voloshchuk, inserida na mesma metade do quadro de Francisca Jorge, que não cedeu jogos no duelo com Laura Salvado para marcar encontro com Matilde Novais, a atual campeã nacional de sub 16 e sub 18, que também venceu por 6-0 e 6-0, mas contra Maria Beatriz Teixeira.
Semifinalista nos últimos três anos, Voloshchuk procura, aos 18 anos, a primeira presença na final do Campeonato Nacional Absoluto e chegou ao Jamor com a motivação acrescida de ter derrotado Francisca Jorge pela primeira vez em outubro, no ITF W35 de Loulé.