Nozdrachova, Semedo, Lima, Vanine e Couceiro vitoriosos no arranque do Masters FPT

Álvaro Isidoro/FPT

O Masters Absoluto, Sub 18 e Cadeira de Rodas começou com vitórias dos jogadores que fecharam a corrida às cimeiras da Federação Portuguesa de Ténis no primeiro lugar, mas só na jornada de sábado serão conhecidos os finalistas. O torneio reúne na nave de campos cobertos do Complexo de Ténis do Jamor, em Oeiras, os melhores jogadores dos respetivos circuitos nacionais na época de 2025.

No Masters Absoluto, onde participam os melhores jogadores do Circuito Una Seguros, Mariia Nozdrachova, Diana Filipa Branco Fernandes, Carla Tomai e Madalena Matias entraram com o pé direito na fase de grupos feminina, enquanto na masculina houve oito jogadores a conhecerem o sabor da vitória — e nenhum a fazê-lo por duas vezes naquela que foi uma jornada dupla para quatro protagonistas.

Líder da corrida, Nozdrachova ultrapassou Teresa Franco Dias com os parciais de 6-1 e 6-3, mas o primeiro lugar do Grupo 1 foi ocupado por Diana Filipa Branco Fernandes, que cedeu menos jogos (6-1 e 6-0) a caminho do triunfo contra Lara Pia Santos.

No Grupo 2, Tomai superou Catarina Moreira por 6-4 e 6-1 e Madalena Matias impôs-se perante Madalena Santos com os parciais de 7-6(4) e 6-1.

Na prova feminina, as oito jogadoras foram divididas em dois grupos, sendo as duas vencedoras apuradas para a final e as restantes, consoante posições finais, para os encontros de atribuição dos lugares seguintes.

O formato do torneio masculino é ligeiramente diferente os 12 protagonistas foram distribuídos por quatro conjuntos dos quais os vencedores seguirão para as meias-finais, marcadas para não antes das 14h30 deste sábado, e os restantes discutirão, também em formato de eliminação direta, as últimas posições.

No Grupo 1, José Ricardo Nunes abriu a jornada com uma vitória por 6-2 e 6-1, mas no segundo encontro do dia cedeu por 6-3 e 6-4 para Miguel Semedo.

João Guerra também começou esta sexta-feira a vencer no Grupo 2, ao celebrar por 6-2 e 7-5 sobre Rodrigo Silva, mas na segunda parte do dia viu João António superiorizar-se com os parciais de 6-3 e 6-0.

A situação foi comum a Bernardo Almada-Lobo: de manhã venceu por 7-6(2) e 6-2 contra Duarte Miranda, à tarde cedeu por 6-2 e 6-1 para Diogo Coelho.

E o mesmo sucedeu com Diogo Ordonho, primeiro ao vencer Gonçalo Amorim por 7-6(7) e 6-0, depois ao ceder por 7-6(1) e 6-2 face a Bruno Ouvidor.

Relativamente ao Masters Sub 18, Kika Lima (6-1 e 6-0 contra Margarida Monteiro) e Laura Salvado (6-0 e 6-3 sobre Matilde Figueiredo) destacaram-se na ronda inaugural do grupo único, do qual sairão as duas finalistas. O mesmo aconteceu com Duarte Sanches (6-1 e 6-0 perante David Cunha) e Jorge Vanine (com mais dificuldades, ao triunfar por 6-0, 4-6 e 6-2 contra André Martins).

O Masters de Ténis em Cadeira de Rodas arrancou com vitórias a ritmos bem diferentes dos favoritos João Couceiro e Carlos Leitão.

O primeiro, tetracampeão nacional em título, passou por João Sanona com os parciais de 6-0 e 6-1. Já o segundo, recordista de títulos na prova rainha (venceu oito edições), precisou de três partidas para passar por Adriano Santos (2-6, 6-2 e 6-2).

Composta por 30 encontros, a jornada de sábado tem início agendado para as 9h30.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Total
0
Share
Vista geral sobre privacidade

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência de navegação. As informações são guardadas no seu browser e permitem reconhecer o seu regresso ao website, bem como ajudar a nossa equipa a perceber que secções acha mais úteis e interessantes.