Está aí um momento histórico para a ainda curta carreira do jovem Tiago Pereira: aos 21 anos, o atual número 265 mundial vai fazer a estreia com as cores de Portugal na Taça Davis. O tenista algarvio é a grande novidade na convocatória lusa para o duelo frente à China, a contar para o Grupo Mundial I.
Depois de uma grande temporada em 2025, onde subiu vários patamares para terminar em 267.º lugar uma época onde tinha começado no 515.º posto, o jovem natural de Faro mereceu agora a confiança do capitão nacional, Rui Machado, para a viagem ao continente asiático. É a primeira vez que Tiago Pereira integra o leque de convocados, sendo que poderá tornar-se no 52.º tenista português a disputar um embate na Taça Davis.
Para além de Tiago Pereira, foram também chamados os melhores tenistas da atualidade lusa nas variantes de singulares e pares, Nuno Borges (45.º ATP) e Francisco Cabral (20.º ATP), respetivamente. A completar a convocatória estão Jaime Faria (151.º) e Henrique Rocha (157.º).
“O Tiago Pereira tem vindo a evoluir bastante e, nos últimos meses, tem obtido bons resultados não só em singulares como em pares, o que faz dele uma opção para as duas variantes. É um excelente elemento para levar e vai ser um dos jogadores mais jovens da equipa», afirmou Rui Machado. Recorde-se que, para além da grande subida em singulares, Tiago Pereira conquistou três títulos de pares em 2025 — o último deles no Maia Open — e ocupa o 182.º lugar da variante no ranking mundial.
Portugal defronta a China a 6 e 7 de fevereiro, numa eliminatória que será jogada em piso rápido. A seleção nacional procura fazer novamente a caminhada que possa dar o acesso às Davis Cup Qualifiers, depois de ter perdido essa oportunidade na última eliminatória de 2025, frente ao Peru (3-1).
Do lado chinês, vale a pena destacar que Yunchaokete Bu é o jogador mais cotado, na medida em que já figurou no top-100 e é atualmente o 120.º classificado da hierarquia. No que toca aos pares, Aoran Wang é o 259.º mundial e o número um chinês.