Jaime Faria e Henrique Rocha seguram a bandeira portuguesa no qualifying masculino do Australian Open, mas foram sorteados na mesma secção e por isso só um deles poderá eventualmente juntar-se a Nuno Borges no quadro principal do primeiro torneio do Grand Slam do ano.
De volta ao palco onde em 2025 brilhou e só parou na segunda ronda do quadro principal depois de vencer um set frente ao ídolo Novak Djokovic, Jaime Faria (151.º ATP depois de ter sido 87.º em fevereiro) terá pela frente o croata Luka Mikrut (160.º), campeão em título do Braga Open.
Se for bem-sucedido, o lisboeta de 22 anos poderá encontrar na segunda ronda o alemão Yannick Hanfmann (102.º e ex-45.º), primeiro cabeça de série da fase de qualificação.
Já Henrique Rocha (157.º, a apenas oito degraus do máximo pessoal alcançado em junho) será protagonista de um duelo lusófono com João Lucas Reis da Silva. O brasileiro está no 204.º posto do ranking, mas chegou a figurar no top 200 nas últimas semanas de 2025.
Em caso de vitória, o portuense poderá defrontar o experiente argentino Marco Trungelliti (130.º), de 35 anos, na segunda eliminatória.
Se ambos cumprirem com os primeiros desafios, cruzarão caminhos na ronda de acesso ao quadro principal naquela que seria uma reedição do duelo que protagonizaram na primeira ronda do qualifying de Wimbledon em 2024.