Jaime Faria e Henrique Rocha estão em rota de colisão no primeiro torneio do Grand Slam da temporada e vão iniciar as respetivas campanhas no qualifying do Australian Open já na madrugada de domingo para segunda-feira.
Um ano após o brilharete que o levou à segunda ronda do quadro principal, Jaime Faria (151.º ATP depois de ter sido 87.º em fevereiro) terá pela frente o croata Luka Mikrut (160.º) no terceiro encontro do Court 12, onde a ação começa às 10h de Melbourne, 23h (de domingo) de Lisboa.
Eliminado na ronda de acesso há um ano, Henrique Rocha (157.º, a apenas oito degraus do máximo pessoal alcançado em junho) também jogará o terceiro encontro do dia, mas no Court 16, frente ao brasileiro João Lucas Reis da Silva (204.º).
Se vencerem os respetivos compromissos das primeiras rondas, Faria e Rocha cruzarão caminhos na última ronda do qualifying, do qual apenas um poderá sair com o bilhete dourado para duplicar a presença portuguesa nesse quadro principal — Nuno Borges é, para já, o único com presença assegurada.
Francisca Jorge também está de volta a Melbourne, mas só jogará na terça-feira.