Henrique Rocha não conseguiu juntar-se a Jaime Faria na terceira ronda do qualifying do Australian Open, um duelo antecipado desde a realização do sorteio e que garantiria a presença de um segundo português no quadro principal de singulares do Happy Slam.
Na madrugada desta terça-feira, o jovem luso de 21 anos (158.º classificado no ranking ATP), perdeu um braço de ferro de três partidas e sensivelmente duas horas e meia frente ao argentino Marco Trungelliti (130.º), de 35 anos, pelos parciais de 7-5, 4-6 e 6-3 após desperdiçar um set point no parcial inaugural.
Esta foi a segunda participação de Henrique Rocha no Australian Open, onde há um ano alcançou a ronda de acesso onde, desta vez, teria como adversário o compatriota e colega de treinos no Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis.
Assim, a representação lusa na fase de qualificação ficou reduzida a Jaime Faria (Francisca Jorge foi eliminada na primeira ronda da prova feminina), que tentará repetir o brilharete da temporada transada — chegou mesmo à segunda ronda do quadro principa.