OEIRAS – Francisco Rocha (771.º do ranking ATP) não conseguiu a primeira vitória de 2026 ao ceder contra o britânico Liam Broady (296.º, mas ex-top 100) por 6-3 e 6-2 no qualifying do Indoor Oeiras Open.
A chave do encontro fixou-se no primeiro set. O portuense de 26 anos foi o primeiro a amealhar um break logo no jogo inaugural, imediatamente consentido no seguinte, e terminou o parcial e o encontro com um break em seis oportunidades criadas.
Ao terceiro jogo, depois da troca de galhardetes, Rocha não aproveitou quatro chances para regressar à dianteira; e a 3-3, quando estava taco a taco contra um opositor bem mais cotado, voltou a não aproveitar outro ponto para quebrar o serviço, especialmente fulcral porque no jogo seguinte, o penúltimo do set, cedeu um jogo que acabou por praticamente decidir o encontro. Ao fechar o parcial, Broady descolou facilmente para um triunfo em 97 minutos.
Com este dissabor, Francisco Rocha somou a quinta derrota consecutiva, terceira na temporada que agora começou. Ainda assim, e ainda antes de disputar o segundo torneio na nave dos campos cobertos do Complexo do Jamor – palco onde se costuma dar bem a nível nacional -, vai continuar em prova na variante de pares ao lado de Tiago Torres.
Tiago Cação, João Domingues e João Dinis Silva também vão este domingo tentar conquistar o primeiro êxito da nova época para a entourage nacional nos torneios internacionais jogados em Portugal.