OEIRAS — Tiago Torres terminou 2025 a conquistar o título mais especial do palmarés na nave de campos cobertos do Complexo de Ténis do Jamor e abriu 2026 a celebrar, no mesmo palco, a melhor vitória da carreira ao eliminar o primeiro cabeça de série do Indoor Oeiras Open.
Menos de um mês após ter-se sagrado campeão nacional absoluto, o lisboeta de 23 anos (esta semana 764.º classificado no ranking ATP) surpreendeu o britânico Billy Harris (121.º) com os parciais de 6-4,4-6 e 6-3 para assinar o primeiro triunfo português da semana.
Depois de um mês de pré-época, o encontro desta segunda-feira assinalou o regresso à competição de Tiago Torres, em 2026 preparado para experienciar o primeiro ano completo como tenista profissional — só concluiu os estudos em gestão nos Estados Unidos da América no último verão.
O triunfo no Indoor Oeiras Open superou, em larga escala, a dimensão do que celebrou em agosto, frente ao checo Hynek Barton (292.º), na CT Porto Cup, em terra batida, e que até agora se mantinha como o melhor da carreira.
Para o carimbar, foi importante a leitura tática do adversário e o consequente plano de forçar Harris a várias movimentações para o tirar da zona de conforto, bem como a apropriação do poder de fogo do britânico para contra-atacar e ter uma palavra a dizer na construção dos pontos fugindo ao ténis mais reto do cabeça de cartaz.
Primeiro português a seguir em frente neste torneio, o mais recente campeão nacional absoluto já tem adversário definido na segunda ronda: o alemão Mats Rosenkranz (327.º).