Passaro entra a vencer no Jamor, ex-campeão cede na estreia

Beatriz Ruivo/FPT

OEIRAS – O último dia dedicado ao quadro principal contou com 13 duelos individuais, numa jornada encerrada perto das 21h30. Entre os vários vencedores – e as derrotas portuguesas de Gastão Elias, ex-finalista da prova, Henrique Rocha e Tiago Pereira – apareceu Francesco Passaro, quarto cabeça de série e um dos jogadores com melhor palmarés a atuar no Indoor Oeiras Open.

O italiano (140.º, ex-89.º), finalista do Maia Open em 2024, bateu o perigoso qualifier francês Calvin Hemery (260.º) por 7-6(6) e 6-2 para agendar confronto com o americano Stefan Kozlov (285.º, mas 103.º em 2022), também proveniente da fase prévia, responsável pelo afastamento do canadiano Alexis Galarneau (214.º), duas vezes semifinalista neste palco na época passada.

Passaro será um dos favoritos a erguer o troféu do próximo domingo, mas terá oposição digna de registo. A começar por Mikhail Kukushkin, carrasco de Elias, e Leandro Riedi, o tenista que eliminou Rocha, o quinto pré-designado. Kukushkin (antigo 39.º do ranking) é um especialista em indoor hard (um título ATP na superfície e outras duas finais) e começou 2026 com uma final e uma meia-final Challeger; Riedi arrecadou o Indoor Oeiras Open em 2024, também se dá bem com os eventos em recinto coberto rápido e é um extremamente perigoso quando as lesões se afastam.

O suíço não foi o único ex-campeão a atuar na jornada de terça-feira. O polaco Maks Kasnikowski (420.º), vencedor deste torneio em 2024, não resistiu ao mais cotado Jurij Rodionov (167.º, ex-87.º) e cedeu por 6-2 e 7-6(6). O austríaco é outro fã de condições desta estirpe e outro dos jogadores a ter em conta, até pelo estatuto de sétimo cabeça de série.

Rodionov vai agora medir forças com o luxemburguês Chris Rodesch (209.º), em recente boa forma, que tirou da prova o dinamarquês August Holmgren (193.º), campeão do Porto Open em 2024 e especialista de pisos rápidos, com os parciais esclarecedores de 6-3 e 6-2 sem sequer enfrentar um ponto de break.

Destaque ainda para a passagem de Zsombor Piros (170.º, mas 106.º há cerca de dois anos), finalista de um dos Indoor Oeiras Open há um ano e campeão de um Challenger no Court Central do Jamor em 2023, do terceiro triunfo da semana de Mark Lajal, que apesar de ser o 153.º melhor do mundo precisou de jogar o qualifying por não se ter inscrito no torneio a tempo e foi semifinalista aqui há 12 meses, e dos desaires do jovem talentosa Jerome Kym (187.º) e de Gauthier Onclin (269.ºe outrora feliz em Portugal em competições ITF), este último mesmo dispondo de match point para celebrar em parciais diretos. Acabou a ceder em 3h11 no embate mais longo do certame.

Quarta-feira é dia da segunda ronda na metade superior da grelha e Tiago Torres vai a jogo. É o único tenista da casa ainda em prova.

Vilius Gaubas (129.º), terceiro favorito ao título, vem de uma grande sequência recente no nosso país (campeão no CIF e finalista em Braga na reta final do ano) e vai em busca do segundo êxito da semana face ao jovem valor checo Petr Brunclik.

Os outros dois encontros de singulares também prometem bastante.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Total
0
Share
Vista geral sobre privacidade

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência de navegação. As informações são guardadas no seu browser e permitem reconhecer o seu regresso ao website, bem como ajudar a nossa equipa a perceber que secções acha mais úteis e interessantes.