Tiago Torres deixa escapar vantagem e Indoor Oeiras Open fica sem portugueses

Beatriz Ruivo/FPT

OEIRAS – Tiago Torres (764.º da tabela ATP) foi o único português a disputar a segunda ronda do Indoor Oeiras Open, mas esta quarta-feira foi eliminado e a prova ficou individual ficou sem representantes da casa.

Apesar da forte entrada no encontro, o lisboeta de 23 anos viu o alemão Mats Rosenkranz (327.º) triunfar por 1-6, 6-4 e 6-4 após 2h06 de um embate aliciante entre dois estilos de jogo bem distintos.

Rosenkranz sentiu no primeiro set que era inferior no fundo campo e ao disparar imensos erros não forçados decidiu, daí em diante, vir para a rede quase todos os pontos e jogar uma espécie de tudo ou nada a cada pancada. O encontro virou 180 graus e o germânico, mesmo dentro desta agressividade extrema, praticamente deixou de errar.

O número oito nacional, à procura dos primeiros quartos de final Challenger da carreira e dois dias depois de somar o maior triunfo do palmarés face ao britânico Billy Harris (121.º), cedeu o serviço no terceiro jogo do segundo parcial, o que acabou por fazer flutuar o ascendente. E após a igualdade no marcado, Torres cedo entrou a perder por 3-0 e 4-1 no parcial decisivo (com dois breaks abaixo), o que dificultou a chegada a uma vitória que chegou a ser bem provável no primeiro terço – o tenista da casa, campeão nacional absoluto neste mesmo palco (nave dos campos cobertos do Complexo de Ténis do Jamor) há exatamente um mês, começou a contenda com um nível de jogo bem acima do normal.

Já com uma desvantagem aparentemente inalcançável depois do início de terceiro set menos conseguido (alguns erros de direita e duplas faltas), Tiago Torres ainda recuperou de um dos breaks e salvou quatro match points com muita garra em dois jogos distintos até ceder na tentativa de devolver mais uma bola.

O português tem razões para se sentir frustrado, apesar do bom duelo disputado: ganhou mais dois pontos (94 para 92) e só foi capaz de concretizar cinco dos 14 break points amealhados, ao passo que o mais cotado fez mossa em quatro das seis chances criadas. Há que mencionar que em muitas dessas oportunidades, Rosenkranz elevou a qualidade de jogo para fazer a diferença.

Ainda antes do segundo Indoor Oeiras Open, Torres vai a jogo esta quinta-feira, ao lado de Francisco Rocha, nos quartos de final da variante de pares. São os únicos portugueses ainda a competir no torneio.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Total
0
Share
Vista geral sobre privacidade

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência de navegação. As informações são guardadas no seu browser e permitem reconhecer o seu regresso ao website, bem como ajudar a nossa equipa a perceber que secções acha mais úteis e interessantes.