Novak Djokovic repetiu o que fizera na estreia no Australian Open e voltou a ser protagonista de uma exibição muito sólida a caminho da terceira ronda de um torneio onde é recordista. O sérvio de 38 anos não teve razões para temer no duelo com o jovem italiano Francesco Maestrelli (141.º) e resolveu a equação com os claros 6-3, 6-2 e 6-2.
Pouco eficaz no capítulo da conversão do primeiro parcial, foi só à sétima tentativa que Djokovic passou para o comando do marcador, seguindo-se de um set intermédio sem tanta história. Já na derradeira partida, o natural de Belgrado ainda escorregou ao sofrer um break quando dominava por 4-1, pouco antes de assinalar definitivamente a vitória.
A 400.ª vitória de Novak Djokovic em torneios do Grand Slam passa a ficar a apenas um passo de distância de se concretizar e também no horizonte desponta um recorde de Roger Federer a um triunfo de se igualar: caso bata Botic van de Zandschulp (75.º) na terceira ronda, Novak Djokovic vai alcançar os 101 triunfos do helvético nos antípodas.