Carlos Alcaraz exibiu-se de forma superlativa no terceiro desafio da semana no Australian Open e assinou o triunfo mais concludente do percurso para aceder à quarta eliminatória pela terceira vez consecutiva. O espanhol passa a ficar a uma vitória de distância de igualar o melhor resultado da carreira no Happy Slam.
Por cima dos acontecimentos do primeiro ao último ponto, Alcaraz não ofereceu grande espaço de manobra ao francês Corentin Moutet (37.º) e rapidamente começou a desenhar um resultado amplo, bastando-lhe cerca de duas horas para concluir a tarefa com 6-2, 6-4 e 6-1, com apenas duas quebras de serviço consentidas, no segundo parcial.
Para o número um mundial, o triunfo desta sexta-feira permite-lhe alcançar pelo terceiro ano seguido a segunda semana de competição em Melbourne Park. Mais próximo de igualar estão os quartos de final que representam, ao momento, o seu melhor marco naquele que é o Major com pior aproveitamento — e único que nunca venceu.
O natural de Múrcia já tem adversário delineado para a próxima tarefa do percurso nos antípodas: vai marcar duelo de cabeças de série com o norte-americano Tommy Paul (20.º), adversário com quem lidera no confronto direto com cinco triunfos (5-2).