Aryna Sabalenka foi pela primeira vez posta à prova esta semana depois de duas vitórias de sentido único nas rondas anteriores, mas manteve o foco quando mais precisou e prolongou a caminhada de regresso à segunda semana do Australian Open. A número um mundial persegue o terceiro título do Happy Slam, depois dos êxitos em 2023 e 2024.
Para assinar o terceiro triunfo da passagem pelos antípodas, a jogadora de Minsk só consumou o primeiro parcial diante de Anastasia Potapova (55.ª) no tie-break, após não concretizar três ocasiões para fechar, e também na segunda partida ainda tremeu antes de sorrir definitivamente nos mesmos moldes, por 7-6(4) e 7-6(7), ao fim de quase duas horas e depois de ter salvado set points.
A primeira cabeça de série da prova fica um patamar mais próxima de repetir os títulos conquistados de forma sucessiva há dois anos e rubrica o passaporte para a quarta eliminatória. Já com os pés na segunda semana, Aryna Sabalenka vai ser desafiada do outro lado da rede pela que vencer no confronto entre Victoria Mboko (16.ª) e Clara Tauson (14.ª).