OEIRAS – No encontro mais aliciante da primeira ronda do Indoor Oeiras Open 2, Jaime Faria (151.º da tabela ATP), quarto cabeça de série, prevaleceu no duelo luso contra Tiago Pereira (267.º) por 4-6, 6-3 e 6-4 para avançar para a segunda eliminatória.
Vindo da Austrália, onde atingiu a segunda ronda oriundo da fase de qualificação pelo segundo ano consecutivo, o número dois nacional precisou de inverter uma desvantagem face ao tenaz e talentoso compatriota – colega de seleção para a semana, já que o algarvio foi convocado pela primeira vez pelo selecionador Rui Machado – para fazer melhor do que em 2025: na altura, veio dos antípodas e cedeu na estreia neste torneio.
Perante casa quase cheia, Pereira arrecadou um primeiro parcial somente com um break e logo no jogo inicial, isto depois do algarvio de 21 anos ter ganho o sorteio e ter escolhido resposta. Foi fundamental nesse primeiro parcial a concretização das chances: Faria não aproveitou nenhum dos cinco pontos de break em dois jogos distintos e cedeu o serviço na única chance do amigo.
O embate continuou equilibrado desde esse momento e os dados inverteram no set do meio. Foi o mais cotado e mais velho (22 anos) a resgatar um jogo de serviço fulcral, a 1-1, para carregar no gatilho no sexto jogo e levar tudo ao limite.
Já o terceiro parcial foi o mais disputado e o mais tenso. Quando parecia que o lisboeta ia descolar com relativa tranquilidade, Tiago Pereira não desarmou e tudo ficou empatado a quatro jogos. Só que um jogo de serviço seguinte menos conseguido acudiu o espectro da surpresa e Jaime Faria acabou a celebrar ao cabo de 1h44. Apesar de três sets, os pontos foram na esmagadora maioria curtos e o compromisso andou sempre a elevado ritmo.
Seis dias posteriores à derrota com Andrey Rublev na segunda ronda do primeiro Grand Slam de 2026, Faria seguiu em frente num torneio realizado no local primordial de treinos. E ao impôr-se perante o futuro colega de seleção agendou confronto ou com o alemão Diego Dedura (332.º) ou com o francês Calvin Hemery (260.º).