OEIRAS – Convidado da organização para disputar o Indoor Oeiras Open 2, Martín Landaluce caiu esta na primeira ronda da prova e com um resultado bem expressivo: 6-2 e 6-1 contra Mikhail Kukushkin.
É verdade que a ronda inaugural era das mais difíceis para o jovem espanhol, mas o ex-número um mundial de sub-18 (campeão do US Open no escalão) e atual 149.º ATP (110.º em outubro e vencedor de dois títulos Challenger) não reuniu quaisquer argumentos para superar o tenista com melhor currículo a atuar no Jamor e nem sequer conseguiu um break no desaire em 67 minutos.
Kukushkin, top 40 em 2019 e detentor de um título ATP em quatro finais (três das decisões, onde se incluí o troféu amealhado, disputadas em indoor hard), está em grande forma e apareceu em 2026 mais motivado do que nunca: nas três primeira semanas da época atingiu uma final, uma meia-final e a semana anterior, no primeiro Indoor Oeiras Open, os quartos de final como lucky loser. O experiente tenista de 38 anos soma agora 13 triunfos esta temporada.
Para alcançar os quartos de final em Portugal pela segunda semana consecutiva, o campeão de 16 títulos Challenger em 28 finais (por cá atingiu a semifinal no Eupago Porto Open de 2024) pode vir a ter de bater novamente Gastão Elias – defrontaram-se há uma semana na primeira ronda -, caso o luso mais titulado da história do ATP Challenger Tour (10 títulos em 23 finais) derrote Daniil Glinka, número dois da Estónia e semifinalista do primeiro evento na nave dos cobertos do Jamor.