Novak Djokovic esteve entre a espada e a parede e com pé e meio fora da corrida pelo título do Australian Open, mas os astros alinharam-se a seu favor. A dominar o encontro, Lorenzo Musetti (5.º) foi forçado a desistir devido a problemas físicos e abriu o caminho para o campeoníssimo sérvio regressar às meias-finais de um torneio onde persegue o 11.º título.
Sem grandes chances para fazer frente ao maior poderio do adversário, Djokovic manteve-se na sobra do italiano nos dois primeiros capítulos da partida — mesmo depois de ter começado a liderar com um break. Na terceira partida, Musetti lesionou-se na região dos adutores e foi forçado a abandonar quando liderava por 6-4, 6-3 e 1-3.
Novamente tocado pela sorte depois de não ter precisado de ir a jogo no desafio anterior, Novak Djokovic segue o trilho para as meias-finais em Grand Slams pela quinta ocasião consecutiva. O sérvio, que nunca perdeu em finais do Australian Open, vai tentar repetir a proeza mas, antes disso, tem teste agendado com o campeão em título Jannik Sinner.