Henrique Rocha e Nuno Borges foram selecionados por Rui Machado para a jornada inaugural da eliminatória da Taça Davis entre Portugal e China em Guangzhou, uma decisão que deixou Jaime Faria de fora das primeiras opções.
Trata-se da primeira vez que Henrique Rocha (157.º classificado no ranking ATP) faz parte das opções iniciais para uma eliminatória da Taça Davis, apesar de, aos 21 anos, o portuense já ter o nome gravado na história da competição, pois em setembro de 2024 tornou-se no primeiro português a vencer um top 10 com as cores da seleção ao peito.
O número três nacional tem um registo de 3-0 em encontros de singulares e vai abrir a eliminatória às 12 horas locais de sexta-feira (4h de Lisboa) frente ao número um chinês Yunchaokete Bu (139.º e ex-64.º).
Depois, Nuno Borges (45.º) estará frente a frente com Yibing Wu (144.º e antigo 54.º), adversário que derrotou no US Open em 2022.
Se as escolhas para o segundo dia se mantiverem, o par será disputado entre Nuno Borges/Francisco Cabral e Zhizhen Zhan (que já foi 31.º em singulares e 47.º em pares) e Yi Zhou, o menos experiente da comitiva da casa. Para os últimos singulares as nomeações invertem-se, mas os campeões poderão, até lá, alterá-las. Para já, Nuno Borges jogará com Yunchaokete Bu e Henrique Rocha com Yibing Wu.