João Dinis Silva, Guilherme Valdoleiros, Dino Molokova, Tomás Vilaça e Francisco Faria assinaram as primeiras vitórias portuguesas na fase de qualificação do Open Internacional de Ténis de Vila Real de Santo António, o primeiro de dois ITF M25 a acontecerem na localidade algarvia.
Numa jornada interrompida pela chuva, os cinco tenistas lusos apuraram-se para a segunda de três rondas de apuramento. No quadro principal já estão Gastão Elias (campeão há um ano e o único português entre os cabeças de série, quinto), Francisco Rocha, Tiago Cação, João Domingues, Hugo Maia e os algarvios João Graça e Tomás Luís.
Com apenas 17 anos e ainda sem classificação internacional, João Dinis Silva foi quem gastou menos energias para seguir em frente, ao ceder apenas um jogo a caminho do triunfo por 6-0 e 6-1 sobre o espanhol Victor Mora Munos (da mesma idade e também sem classificação profissional).
Guilherme Valdoleiros também passou com distinção por um duelo ibérico ao vencer o jovem Cristian Kouchnarev, de 17 anos, por 6-1 e 6-1.
Ainda em duas partidas, Dino Molokova superou Samin Abduraufov por 6-3 e 7-5, Tomás Vilaça derrotou Jorge Gomez Danvila por 6-3 e 7-5 e Francisco Faria levou a melhor no embate luso com Bernardo Balancho por 6-1 e 6-1.