Angelina Voloshchuk não concretiza dois match points e cede em batalha de 3h40 no Jamor

OEIRASAngelina Voloshchuk ficou à porta da melhor vitória da carreira, mas deixou escapar dois match points no segundo set e cedeu após 3h40 de batalha na primeira ronda do quadro principal do novo Women’s Indoor Oeiras Open. Este é o primeiro de dois torneios WTA 125 organizados pela Federação Portuguesa de Ténis no Complexo de Ténis do Jamor.

No dia em que alcançou a melhor classificação da carreira, a número três nacional (402.ª WTA) lutou de igual para igual com Lucrezia Stefanini (138.ª), mas o braço de ferro acabou por sorrir à ex-top 100 após três tie-breaks, com os parciais de 6-7(4), 7-6(6) e 7-6(4).

O equilíbrio foi tal que a italiana — vencedora do ITF W60+H das Caldas da Rainha em 2022 e do ITF W50 de Montemor-o-Novo em 2024 — só venceu mais um ponto do que a portuguesa: 138 para 137, com ambas a registarem sete quebras de serviço.

Depois de estar em destaque no Porto, onde atingiu as quintas meias-finais da carreira e foi a melhor portuguesa ao longo das duas semanas, Voloshchuk voltou a deixar patentes as qualidades que a caracterizam neste regresso a uma categoria superior (foi quartofinalista do Eupago Porto Open no verão de 2025). E não foi por falta de coragem que a jovem de 18 anos não celebrou a vitória, tendo superado em larga escala a adversária na quantidade de winners (51 para 21) e recuperado de 3-5 nos três parciais, inclusive quando a fadíga física e as cãibras já lhe dificultavam a conclusão do embate.

Antes, também Gabriela Amorim foi eliminada na primeira ronda (para a jovem de 17 anos recém-cumpridos foi mesmo a estreia a este nível e apenas o terceiro torneio profissional), pelo que o saldo português foi negativo no arranque do quadro principal do Women’s Indoor Oeiras Open.

Com a participação lusa reduzida a metade, na terça-feira será a vez das irmãs Francisca Jorge e Matilde Jorge irem a jogo na nave de campos cobertos que tratam como segunda casa, pois fazem parte do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis que tem como base o Complexo de Ténis do Jamor.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Total
0
Share
Vista geral sobre privacidade

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência de navegação. As informações são guardadas no seu browser e permitem reconhecer o seu regresso ao website, bem como ajudar a nossa equipa a perceber que secções acha mais úteis e interessantes.