João Dinis Silva somou duas vitórias num dia e selou o apuramento para o quadro principal de singulares do primeiro ITF M25 de Vila Real de Santo António, no Algarve.
O jovem de apenas 18 anos começou a jornada a derrotar o o indiano Rohan Mehra por 3-6, 7-6(5) e 10-7 depois de recuperar de uma desvantagem de 3-6 e 3-5 e acabou o dia com um triunfo bem mais autoritário (6-2 e 6-1) sobre o espanhol Raul Sanchez Romero.
Esta foi a terceira ocasião em que João Dinis Silva ultrapassou a fase de qualificação de uma prova ITF, repetindo os feitos de julho de 2024, em Castelo Branco, e em outubro de 2025, em Sintra, este último já depois de recuperar de uma lesão numa vértebra que o afastou dos courts (treinos incluídos) durante 11 meses.
O jogador do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis é, para já, o único luso apurado para o quadro principal, mas ainda poderão juntar-se a ele Daniel Batista (vice-campeão nacional de 2024) e Guilherme Valdoleiros, que também cumpriram os primeiros desafios desta terça-feira, mas por causa da falta de luz natural já não foram a tempo de acabar os segundos.
Gonçalo Marques começou o dia a ganhar, mas perdeu por 6-4, 0-6 e 10-8 para o dinamarquês Benjamin Hannestad na ronda de acesso.
Devido aos atrasos causados pelo mau tempo no início do torneio, o quadro principal só começará a jogar-se esta quarta-feira, dia em que o maior destaque será o embate luso entre Tiago Cação e Hugo Maia.
Gastão Elias — um dos campeões de 2025 a par de Frederico Silva, agora a competir no nível Challenger —, João Domingues, Francisco Rocha, João Graça e Tomás Luís completam o lote de participantes portugueses já confirmados neste 7.º Open Internacional de Ténis de Vila Real de Santo António, que será seguido do oitavo.