OEIRAS — Francisca Jorge esteve perto dos terceiros quartos de final da carreira na categoria WTA 125, mas concluiu com uma derrota na ronda anterior a prestação individual no primeiro Women’s Indoor Oeiras Open.
Depois da jornada dupla bem-sucedida de terça-feira, a número um portuguesa (217.ª WTA) cedeu por 0-6, 6-0 e 7-5 face à checa Darja Vidmanova (137.ª) num embate de três atos com mudanças de ascendente e várias oscilações no marcador.
O primeiro parcial roçou a perfeição e alimentou as esperanças de mais uma vitória — seria a 22.ª consecutiva — de Francisca Jorge na nave do Jamor, onde até esta quarta-feira nunca tinha conhecido um desfecho diferente. Mas a vimaranense de 25 anos perdeu o norte na segunda partida, desesperou com a subida de nível de uma adversária que começou tarde a carreira profissional (estudou até aos 23 anos na universidade da Geórgia e há menos de um ano conquistou o prestigiado campeonato nacional universitário dos EUA) e viu Vidmanova devolver-lhe um set sem resposta.
A perder por 2-4 na partida decisiva, a jogadora “da casa” reagiu e até chegou a criar um ponto de break para liderar por 6-5, mas acabou por ceder novamente o serviço quando estava obrigada a segurá-lo e abandonou o court central da nave como derrotada pela primeira vez.
Assim, Francisca Jorge apontará o foco aos pares, deixando a parceira, a irmã mais nova Matilde Jorge, como única representante lusa no quadro individual.