Hugo Maia sorriu por último no embate luso desta quarta-feira em Vila Real de Santo António e tornou-se no primeiro português a avançar no quadro principal de singulares do primeiro ITF M25 a acontecer na região algarvia.
Convidado pela organização para o quadro principal, o jovem bracarense de 24 anos (1447.º classificado no ranking mundial) foi mais forte do que o compatriota Tiago Cação (884.º) e sorriu após o tie-break do terceiro set, graças aos parciais de 6-4, 1-6 e 7-6(4).
O encontro desta quarta-feira foi não só o primeiro da temporada para Hugo Maia no circuito profissional como o primeiro desde a derrota na primeira ronda do qualifying do Braga Open, no final de setembro.
O adversário da segunda ronda sairá do embate entre o colombiano Adria Soriano Barrera (391.º), sexto cabeça de série, e o britânico Lui Maxted (454.º).
Horas antes, Guilherme Valdoleiros já tinha celebrado, mas num embate ainda relativo ao qualifying, para elevar para nove o número de portugueses no quadro principal.