Épico! Stefanini desperdiça vantagem demolidora e acaba a salvar de novo match point no Jamor

Beatriz Ruivo/FPT

OEIRAS – Um encontro de loucos, épico, desvendou a adversária de Matilde Jorge nos quartos de final do Women’s Indoor Oeiras Open. Será a italiana Lucrezia Stefanini, 138.ª do ranking WTA.

Três dias depois de salvar match points contra Angelina Voloshchuk para prevalecer em 3h40, a número três transalpina (99.ª em 2023) precisou de 2h48 para ultrapassar Viktorija Golubic, primeira cabeça de série (89.ª) no primeiro WTA 125 da temporada nacional – a suíça que apareceu no Estádio Nacional também como uma das mais credenciadas ao nível do currículo, ao ostentar dois títulos no circuito principal em cinco finais, quartos de final em Wimbledon ou medalha de prata olímpica em pares.

E para bater a grande favorita voltou a sair novamente de entre a espada e a parede e resgatar o encontro após Golubic servir para fechar e dispor de match point a 5-4 do terceiro set. Mas a história do frente a frente começa muito antes, isto porque Stefanini liderou o confronto por…6-0 e 5-0. É verdade, ficou a poucos pontos de aplicar uma ‘bicicleta’ à mais cotada do torneio.

Golubic, que nem estava a jogar assim tão mal para estar a perder sem apelo nem agravo, abriu o livro e expôs toda a magia do seu arsenal, em particular através de uma esquerda a uma mão invulgar. Viu-se de tudo um pouco e as credenciais pareciam confirmar-se, ainda que de modo diferente do esperado.

Só que a tenacidade da campeã do Caldas da Rainha Ladies Open de 2022 e de Montemor-o-Novo em 2024 imperou, bem como a resiliência e forte capacidade mental. Aceitou o desafio, aceitou a inferioridade técnica (a italiana até tem a particularidade de bater direitas e esquerdas a duas mãos) e lutou com unhas e dentes com as armas disponíveis. Acabou também a prevalecer no plano físico para vencer o segundo encontro da semana e o segundo com match point contra.

Após o desafio épico, Stefanini tem agora de recuperar energias físicas e mentais – não parece ser um problemas para ela – para encarar a estrela da casa, a sobrevivente portuguesa no Women’s Indoor Oeiras Open. O encontro diante de Matilde Jorge, à procura da meia-final mais importante da carreira, está agendado para não antes das 12 horas, logo depois do confronto entre Leyre Romero Gormaz e Alina Korneeva, primeiro duelo dos quartos de final marcado para as 11 horas.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Total
0
Share
Vista geral sobre privacidade

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência de navegação. As informações são guardadas no seu browser e permitem reconhecer o seu regresso ao website, bem como ajudar a nossa equipa a perceber que secções acha mais úteis e interessantes.