OEIRAS – Nova semana de Women’s Indoor Oeiras Open, novo triunfo de Francisca Jorge (207.ª WTA) contra Linda Klimovicova (134.ª e sexta cabeça de série) na primeira ronda.
A número um nacional precisou de inverter um 5-2 no segundo parcial, salvar dois set points em dois momentos distintos, e impôs-se desta vez por 6-3 e 7-5 em 99 minutos de duelo.
Após ceder somente três jogos há uma semana, eram esperadas bem mais dificuldades contra adversária mais cotada e em franca progressão (tem 21 anos) no ranking feminino. Só que a entrada de rompante a 4-0 mostrou uma Francisca Jorge preparada para uma melhor oposição. E mesmo que a polaca de origem checa tenha encurtado, o primeiro set não sofreu contestação.
O mesmo não se pode dizer do seguinte, arrancado a ferros pela lusa de 25 anos. Apesar do break madrugador que fazia antever conforto pela superioridade demonstrada, a mais velha das irmãs Jorge viu a adversária crescer, baixou também um pouco a guarda e parecia encaminhada para o tira-teimas. Mas a 2-5, resgatou esse jogo ao salvar um set point (Klimovicova respondeu para fora a um segundo serviço) e repetiu a façanha no jogo seguinte.
A mais nova ainda salvou uma oportunidade da melhor jogadora nacional na hierarquia feminina, mas quando dispôs de novo ponto para encerrar o parcial disparou uma dupla falta que foi como que o início de uma catadupa de erros não forçados, aproveitados pela eneacampeã nacional absoluta – os últimos cinco na nave dos campos cobertos do Jamor, palco do torneio e igualmente da esmagadora maioria dos treinos de Jorge.
Francisca Jorge vai, assim, em busca dos segundos quartos de final de 2026 (W75 do Porto) e dos terceiros da carreira em WTA 125 (um deles, o primeiro, foi alcançado no Jamor, no Oeiras Ladies Open de 2024) e para isso poderá ter de derrotar a pessoa que melhor conhece no mundo: a irmã Matilde Jorge.
Caso a número dois nacional ultrapasse a qualifier francesa Yasmine Mansouri haverá embate fratricida na quinta-feira no segundo torneio da categoria na presente temporada portuguesa.