OEIRAS – É o duelo que todos querem ver e vai acontecer na quinta-feira: Matilde Jorge (257.ª WTA) venceu a qualifier francesa Yasmine Mansouri (406.ª) por 6-7(5), 6-3 e 6-4 e marcou encontro com a irmã Francisca Jorge na segunda eliminatória do Women’s Indoor Oeiras Open.
Semifinalista no torneio da semana passada – e fez história, ao disputar a maior meia-final do ténis português feminino -, Matilde Jorge somou a quarta vitória da quinzena (e do ano) ao cabo de 2h41.
Foi o terceiro dos êxitos em três sets de quase três horas e o segundo em dois embates contra a gaulesa que competiu pela 28.ª vez em provas organizadas em Portugal (finalista na Quinta do Lago em 2024). E mesmo que tenha deixado escapar o primeiro parcial no tie-break (depois de ter andado sempre atrás do marcador) foi capaz de reagir, ser mais sólida e dar a volta ao resultado. As incursões à rede e a direita ao longo da linha estiveram particularmente eficazes.
No cômputo geral do desafio, a vimaranense de 21 anos, número dois nacional (212.ª em setembro) amealhou seis breaks em 13 chances criadas e avançou para a segunda eliminatória de um certame WTA 125 pela terceira vez na carreira, segunda consecutiva.
Pela frente terá a irmã mais velha, naquele que será o 10.º confronto profissional entre ambas (6-3 para Francisca Jorge). No court central da nave dos campos cobertos do Complexo do Jamor, palco do torneio, a número um nacional levou sempre a melhor nas finais dos últimos cinco anos do Campeonato Nacional Absoluto.