OEIRAS – É dia de Carnaval e de conclusão da primeira eliminatória do segundo Women’s Indoor Oeiras Open, torneio com entrada grátis na nave dos campos cobertos do Complexo de Ténis do Jamor. Francisca Jorge, Matilde Jorge e Angelina Voloshchuk, as três melhores portuguesas da atualidade, vão esta terça-feira à procura de atingir a segunda eliminatória do segundo WTA 125 da época em solo nacional.
Voloshchuk é a primeira a ir a jogo, logo às 11 horas, no court 6 do recinto. A jovem de 18 anos cedeu num encontro dramático há uma semana de 3h40, no qual dispôs de dois match points para selar a boa exibição com o melhor triunfo da carreira. Não conseguiu e agora tem outra chance contra uma adversária não tão cotada hoje em dia, mas muito mais credenciada: a agora arménia Elina Avanesyan (178.ª WTA), 36.ª da tabela feminina há menos de um ano e finalista de uma prova do circuito principal em 2024.
A partir das 13 horas, e com acompanhamento televisivo na Sport TV, as irmãs Jorge vão entrar no campo principal em busca de repetir a segunda ronda atingida há uma semana, o que a verificar-se agenda um confronto aliciante entre ambas.
Francisca Jorge é a primeira e tem um déjà vu marcado com a polaca Linda Klimovicova (134.ª), contra quem venceu precisamente na primeira eliminatória do primeiro evento, exatamente no mesmo court. A número um nacional triunfou nesse duelo por 6-1 e 6-2 para alcançar uma das maiores vitórias da carreira e uma das melhores exibições dos últimos tempos. A reedição do confronto promete ser mais dura.
Logo depois, e na ressaca da melhor semana do currículo onde garantiu a semifinal mais relevante do ténis feminino nacional, Matilde Jorge vai encarar a qualifer francesa Yasmine Mansouri (406.ª), uma habitué dos torneios portugueses (28.º por cá com uma final em 2024, na Quinta do Lago). Vai ser igualmente um segundo frente a frente entre ambas e o primeiro, nos quartos de final de Santarém em 2024, ditou um triunfo da vimaranense de 21 anos para quebrar uma sequência de 22 êxitos consecutivos da gaulesa.
No total, são 16 os duelos programados para esta terça-feira de Carnaval, 11 dos quais na competição individual. Internacionalmente há caras conhecidas Yue Yuan (ex-36.ª e quarta cabeça de série), Sara Sorribes Tormo (32.ª em 2022) e Viktoriya Tomova (oitava favorita, antiga 46.ª e finalista do Oeiras Ladies Open do Jamor em 2022).
A entrada é livre para assistir ao melhor ténis feminino do mundo e as máscaras são permitidas. Ninguém leva a mal.
