Jaime Faria voltou a aproveitar a segunda vida no Rio de Janeiro e assinou a melhor vitória da carreira ao surpreender o bicampeão em título Sebastian Baez, número 32 mundial, para inscrever o nome na segunda ronda do ATP 500 brasileiro.
Um ano depois de fazer história ao tornar-se no oitavo português a entrar no top 100, o lisboeta, novamente repescado como lucky loser, carimbou mais uma resultado inesquecível na Cidade Maravilhosa ao vencer o argentino por 7-5 e 6-1 durante a noite de Carnaval.
Obrigado a pontuar para evitar uma queda significativa no ranking, Faria (que chegou ao Rio de Janeiro no 147.º lugar) colocou um travão na série de 10 triunfos de Baez para vencer pela quina vez na carreira um adversário do top 100 mundial — nunca o tinha feito contra um top 50.
Baez conta com sete títulos ATP num currículo que foi inaugurado em 2022 na terra batida do Millennium Estoril Open e era o quarto cabeça de série desta edição, mas nunca conseguiu tomar o ascendente. O número dois português adiantou-se no marcador logo no primeiro jogo de resposta e a partir daí manteve sempre o ascendente, mantendo a pressão no serviço do sul-americano até ao último instante.
De volta à segunda ronda, Jaime Faria terá Damir Dzumhur a separá-lo de nova presença nos quartos de final do ATP 500 do Rio de Janeiro. O tenista bósnio de 33 anos está no 62.º lugar da tabela mundial.