OEIRAS – Francisca Jorge, Matilde Jorge, Milana Ivantsiv e Kristina Mladenovic foram as contempladas com wild cards para competir no quadro principal do Oeiras Ladies Open, o terceiro WTA 125 de 2026 em solo nacional.
Francisca Jorge (187.ª) não ficou muitos lugares fora da entrada direta, mas a forte qualidade do certame fez com que precisasse de um raro convite. A irmã mais nova (240.ª) está a lutar pela estreia em provas do Grand Slam e o wild card dará jeito para amealhar pontos quando faltam duas semanas para fechar a lista de inscritos.
As duas melhores portuguesas da atualidade sabem o que é ir longe numa prova desta estirpe. Não só venceram os dois anteriores Oeiras Ladies Open em pares como provas WTA 125 (2024 e 2025), como individualmente a número um nacional já alcançou por três vezes quartos de final nesta categoria e Matilde Jorge foi mesmo mais longe e no passado mês de fevereiro chegou à meia-final do Indoor Ladies Open, naquela que se tornou na semifinal mais relevante do ténis português feminino.
Já a jovem Milana Ivantsiv, de 19 anos, vai competir somente no quarto torneio profissional da carreira e o primeiro sob a égide da WTA.
O convite para Kristina Mladenovic tem sido frequente nos últimos anos face ao estatuto da francesa e das boas relações com a Federação Portuguesa de Ténis. Apesar de estar apenas no posto 871 do ranking WTA, a gaulesa de 32 anos já integrou o top 10, tem um título de singulares em oito finais disputadas (uma delas num WTA 1000) e é uma das melhores jogadoras de pares deste milénio: ostenta nove títulos do Grand Slam entre vários outros feitos de relevo na variante.
Em Portugal, ‘Kiki’ – que este sábado ajudou a seleção francesa a carimbar o acesso ao play-off de promoção da Billie Jean King Cup – venceu o antigo Estoril Open em pares (2013), realizado neste mesmo Complexo de Ténis do Jamor, já atingiu duas finais em singulares (Porto Open 2023 e Figueira da Foz Ladies Open de 2024) e chegou à decisão de pares do primeiro Oeiras Ladies Open (o primeiro WTA 125 da história lusa), numa final emblemática cedida contra as irmãs Jorge, numa competição na qual cedeu na meia-final de singulares.
O quadro principal do Oeiras Ladies Open tem início na próxima segunda-feira. Este domingo, tal como no Oeiras Open 125, arrancará a fase prévia a partir das 10h30.