Estamos cada mais próximos do começo da edição de 2011 do primeiro Grand Slam do ano, realizado em terras australianas, mais precisamente em Melbourne.
Depois de uma longa temporada e de umas merecidas férias as jogadoras já se preparam para disputar o Australian Open.
Vamos, então, analisar as candidatas ao título:
- Caroline Wozniacki: Aos 19 anos a dinamarquesa chegou à sua primeira final de um Grand Slam: corria o ano de 2009 quando ultrapassou, entre outras, Svetlana Kuznetsova para defrontar Kim Clijsters na final do US Open. Perdeu o encontro, mas ficava ali uma promessa. No ano seguinte, 2010, voltaria a obter grandes resultados, mas mais uma vez o US Open foi onde obteve melhores resultados nos Grand Slams, chegando, desta vez, à meia final. Além disso chegou também à final do WTA Championships, também conhecido por Masters, onde perdeu para a belga Kim Clijsters. Apesar de não se conseguir afirmar nos Grand Slams e ter perdido a final do Masters Caroline Wozniacki venceu 6 títulos WTA e terminou a época em grande, sendo hoje considerada uma das potenciais candidatas ao título e… Será a primeira cabeça de série.
- Vera Zvonareva: Depois de, em 2008, conquistar a medalha de ouro em Pequim, a jogadora russa teve um magnífico ano de 2010: Alcançou as finais de Wimbledon e US Open, mas a tensão foi mais forte e saiu, em ambas, derrotada. A colmatar uma magnífica época, Vera Zvonareva conseguiu terminar o ano de 2010 no segundo lugar do ranking mundial.
- Kim Clijsters: Depois de regressar ao circuito em grande, corria o ano de 2009, e vencer o US Open, a belga entrou em 2010 a vencer no torneio de Brisbane, frente à sua compatriota Justine Henin. No Australian Open ficou ligeiramente aquém das expectativas e, devido a lesão, não pode participar no Grand Slam francês. Em Wimbledon foi eliminada por Vera Zvonareva (que viria a ser finalista) nos quartos-de-final da prova, mas seguiram-se meses de triunfo: em Cincinnati, depois o US Open e, por fim, o Masters de Doha. Entre os dois primeiros Grand Slams do ano a jogadora belga conquistou também o torneio de Miami. Conclui-se, pelos resultados, que se sente mais à vontade no piso rápido.
- Maria Sharapova: A jogadora russa já triunfou em Melbourne, no ano de 2008, e no ano anterior foi finalista. Tem vindo a melhorar claramente o seu nível de jogo e terminou a temporada na 18ª posição do ranking. É certamente uma jogadora a ter em conta.
- Ana Ivanovic: Também a sérvia esteve presente numa final do Australian Open, e em 2008, onde perdeu para a russa Maria Sharapova. Meses depois venceu o seu primeiro e único torneio do Grand Slam, em Paris. A partir da conquista em terras gaulesas Ana Ivanovic foi ‘caindo’ no ranking mas desde o segundo semestre de 2010 que tem vindo a recuperar, e muito bem. Agora, ao lado de António Van Grichen, promete melhorias e aposta uma presença na segunda semana do Grand Slam australiano.
- Justine Henin: A belga regressou ao ténis faz agora um ano e atingiu logo as finais de Brisbane, onde perdeu para a sua compatriota Kim Clijsters, e do Australian Open, onde perdeu para Serena Williams. Sofreu algumas lesões mas regressará com certeza em grande forma para o Australian Open. Será que é desta que Justine consegue triunfar num Grand Slam desde o seu regresso?
- Samantha Stosur, a jogar em casa, Francesca Schiavone, que venceu Roland Garros derrotando Sam na final, Na Li, que na transacta edição atingiu a meia final e muitas outras são, também, candidatas ao título em qualquer torneio que se prese, mas como é compreensível seria impossível detalhar todas as ‘hipóteses’.
Sábado, 08.01.2011: Australian Open, os candidatos;
Sábado, 15.01.2010: Australian Open, armada lusa;
