Azarenka bicampeã do Australian Open

Victoria Azarenka sagrou-se esta manhã campeã do Australian Open pelo segundo ano consecutivo. Actual número um mundial, a jogadora bielorrussa derrotou a chinesa Li Na por 4-6 6-4 6-3 depois de mais de duas horas e meia de jogo naquele que foi o primeiro jogo em sessão noturna para ambas as atletas e repetiu assim o feito de 2012, quando derrotou Maria Sharapova na final.
Com a vitória, Azarenka garante a permanência no topo do ranking mundial e impede Li, de trinta anos, de se tornar na mais velha vencedora do Australian Open e conquistar o seu primeiro troféu de campeã em Melbourne, depois de ter perdido a final de 2011 (também em três sets, depois de ter vencido o primeiro) para Kim Clijsters.

Desempenho de Victoria Azarenka nos últimos cinco torneios do Grand Slam

Ready? Play. Assim começou a final feminina, com a famosa frase (aproveitada pelo Australian Open como slogan oficial do torneio) a ser proferida por Alison Lang. Na altura do sorteio, a árbitra britânica havia relembrado as jogadoras de que o fogo de artifício de comemoração do dia da Austrália iria interromper o encontro e foi em clima de festa que se iniciou a final.

Sem, no entanto, ser um começo exemplar por parte de ambas as jogadoras, que se mostraram muito nervosas enquanto serviam pela primeira vez, o que resultou num break para cada lado. Mas se Li foi a primeira a demonstrar sinais de nervosismo, acabou por ser também a primeira a reagir e conseguiu alcançar mais uma quebra de serviço, chegando à liderança por 3-1. A jogadora chinesa cometeu dez erros não forçados nos cinco primeiros jogos e viu Azarenka chegar ao seu segundo break. Porém, os jogos de serviço da bielorrussa continuavam a tornar-se cada vez mais na zona de conforto da vice-campeã de 2011, que chegou novamente à quebra de serviço e acabou por conseguir, desta feita, confirmar o break. Seguiu-se uma autêntica troca de breaks, em que as duas jogadoras aparentavam não querer tomar o controlo do encontro até que Li, depois de ter falhado enquanto servia para o set, beneficiou de uma dupla falta ao quarto set point para se adiantar por 6-4.
Azarenka começou o segundo set a lutar muito para vencer o serviço de Li (que tendeu a alternar entre erros e jogadas bem construídas por parte das duas jogadoras), fechando o jogo de serviço seguinte, onde enfrentou um break point. Numa altura em que a chinesa se começava a distanciar no capítulo de erros não forçados (26, contra os 17 de Azarenka), a bielorrussa chegou à segunda quebra consecutiva e à vantagem de 3-0. Li melhorou claramente ao quarto jogo e devolveu um dos breaks de desvantagem, tendo sido, no jogo seguinte, apanhada em contra pé – acabando por torcer o tornozelo, o que a forçou a receber assistência médica imediata. No regresso, a número seis mundial conseguiu, no segundo jogo em que dispôs de break points, igualar a contenda a 4-4, mas Azarenka apressou-se a voltar à liderança para, pouco depois, fechar o parcial com a vitória por 6-4.
A disputar um encontro de três partidas pela primeira vez na presente edição do torneio, Li foi quebrada no jogo inaugural pela terceira vez neste encontro e, mais uma vez, conseguiu recuperar a quebra de serviço com uma dupla falta de Azarenka, caminhando depois para a liderança pela primeira vez desde que venceu a primeira partida. Após a interrupção do encontro devido ao fogo de artifício, Li voltou a torcer o mesmo tornozelo, batendo desta feita com a cabeça no court. Depois de receber assistência médica pela primeira vez, a jogadora chinesa dispôs de um break point mas acabou por ser ela a perder o seu serviço. Azarenka manteve o ascendente do encontro e, depois de recuperar de uma desvantagem no seu jogo de serviço, chegou a um novo break para vencer o terceiro e último set e sagrar-se bicampeã do Australian Open. 4-6 6-4 6-3 foram os parciais finais.

Na entrevista realizada após a entrega dos troféus, Li Na começou por dar os parabéns à sua adversária e mostrou-se, mais uma vez, muito bem disposta: “Muitos parabéns à Victoria [Azarenka], que tem conseguido resultados muito bons nos últimos dois anos. Há duas semanas eu diria que odiava a minha equipa, porque eles puxam muito por mim, mas penso que isso não é mau portanto tenho de me calar.” Foi entre risos que a jogadora chinesa terminou a sua primeira declaração enquanto vice-campeã do torneio em 2013: “Obrigado aos fãs por me apoiarem, eu sei que não sou nova mas estou ansiosa por jogar aqui no próximo ano.”

Victoria Azarenka, por sua vez, não escondeu as emoções e, depois de celebrar em lágrimas logo após o término da partida, falou finalmente aos fãs: “Têm sido duas semanas muito longas para mim mas vou tentar ser rápida. O Craig [Tiley] é um dos melhores directores de torneio que já conheci e apoia-nos muito, adoro vir aqui. Vou sempre guardar memórias especiais deste court e vou mantê-lo no meu coração para sempre.” Antes de abandonar o palco montado na Rod Laver Arena para a volta de campeã, a bielorrussa desejou ainda “um feliz dia da Austrália a todos”.


Gráfico com algumas estatísticas do encontro:

A partir de dia 4 de fevereiro, e com o primeiro lugar do ranking garantido, Victoria Azarenka estará em Eilat, Israel, para disputar a Fed Cup, onde também estará a selecção portuguesa, enquanto Li Na (que ascenderá ao quinto lugar da hierarquia) não participará em qualquer torneio.
Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Total
0
Share
Vista geral sobre privacidade

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência de navegação. As informações são guardadas no seu browser e permitem reconhecer o seu regresso ao website, bem como ajudar a nossa equipa a perceber que secções acha mais úteis e interessantes.