Pela primeira vez na eliminatória, Portugal conta com mais um ponto que a selecção da Moldávia e está no bom caminho para garantir o apuramento para o Grupo I da Zona Euro/Africana da Taça Davis em 2014, depois de esta tarde João Sousa e Gastão Elias terem vencido com relativa facilidade o encontro de pares.
No seu terceiro encontro enquanto equipa na Taça Davis (os dois anteriores datam de 2011, frente a Israel, e 2012, perante a Eslováquia), João Sousa e Gastão Elias derrotaram Roman Borvanov e Andrei Ciumac pelos parciais de 6-3 6-4 6-3 ao cabo de cerca de duas horas de jogo para darem o segundo ponto da eliminatória a Portugal, depois de no dia de ontem o tenista vimaranense ter vencido o último de dois encontros de singulares.
Respectivamente 89º e 131º classificados no ranking mundial de singulares ATP, Sousa e Elias mostraram-se superiores ao longo de todo o encontro e nem por uma vez enfrentaram pontos de break, conseguindo uma vitória tranquila perante dois atletas que se encontram fora do top500 mundial.
Na frente da eliminatória pela primeira vez, Portugal pode carimbar o apuramento para o Grupo I no primeiro encontro deste domingo, em que João Sousa enfrenta Radu Albot (#212 ATP e que ontem derrotou Gastão Elias). Caso seja necessário, Gastão Elias entrará em campo para defrontar Maxim Dubarenco e lutar pela vitória lusitana.
