Depois de Sydney e Oeiras, João Sousa tinha hoje a sua terceira oportunidade na carreira e presente temporada de alcançar uma final de pares do circuito profissional. A alinhar com o romeno Florin Mergea, o vimaranense acabou derrotado na penúltima eliminatória do ATP 250 de Winston-Salem e segue então para Nova Iorque, onde de seguida disputará o último torneio do Grand Slam da temporada.
Sem nunca terem alinhado juntos anteriormente, Sousa e Mergea haviam vindo a conseguir uma excelente campanha em terras norte-americanas que dava ao pupilo de Frederico Marques a sua quinta semi-final do ano — às referidas juntam-se ainda ‘s-Hertogenbosch e Bastad, em singulares. Hoje, e depois de salvos quatro match points na ronda anterior, acabaram por não resistir, cedendo então por 2-6 3-6 para os colombianos Juan Sebastian Cabal e Robert Farah.
Num encontro praticamente de sentido único, a dupla luso-romena não foi além de 64% de pontos ganhos no seu primeiro serviço e não dispôs de qualquer ponto de quebra do serviço, enquanto Cabal e Farah converteram três dos seis de que dispuseram.
A partir de segunda-feira, João Sousa disputa então o US Open, onde pela primeira vez será cabeça de série. A competição de pares também contará com a presença do português, ao lado de Dusan Lajovic