Hoje, tem no ‘bolso’ catorze troféus de campeão conquistados em superfícies relvadas mas há anos, Roger Federer não pensava poder jogar tão bem sobre a relva. Quem o revela é o próprio suíço enquanto dá os primeiros passos na edição de 2015 do Gerry Weber Open, em Halle — este ano promovido à categoria de ATP 500, tal como o evento de Queen’s, em Londres, devido à extensão do calendário de relva.
“Nunca pensei que podia jogar tão bem sobre a relva ao longo da minha carreira”, começou por revelar Federer, citado pelo site oficial da ATP. “Sempre foi um sonho para mim jogar bem sobre a relva e, até, jogar num court com esta superfície, porque onde eu cresci [Suíça] só havia courts de areia, carpete ou terra. Os campos de relva eram um sonho.”
O objetivo de Roger Federer, no entanto, não passa apenas por jogar bem em Halle, como aliás tem vindo a afirmar ao longo das últimas épocas. Agora com trinta e três anos, quer ter “a melhor preparação possível para Wimbledon e isso significa vencer aqui. Quero defender o troféu que conquistei no último ano num evento que tem muitos jogadores fortes — é exatamente disso que eu preciso agora.”
Atualmente com a melhor percentagem e vitórias na superfície desde 1973, Federer está a lutar pelo seu oitavo título na localidade germânica, que, a confirmar-se, coloca o torneio de Halle no topo da lista vitoriosa do suíço, que até agora partilha com Wimbledon o número de vitórias.