Seria difícil a jornada de quarta-feira terminar de forma mais surpreendente em Acapulco, no México. Primeiro um, depois outro e num “piscar de olhos” o ATP 500 sul-americano perdeu David Ferrer e Kei Nishikori, os dois principais candidatos ao título — bem como a grande estrela da competição feminina, Victoria Azarenka, que desistiu com uma lesão no pulso esquerdo.
Por quatro vezes campeão em Acapulco (uma das quais em 2015, ano em que saiu da cidade mexicana já com três[!] títulos no bolso), Ferrer era favorito ao encontro com Alexandr Dolgopolov mas não estava preparado para a exibição que o ucraniano viria a realizar. Noventa minutos bastaram para que o atual número 32 do mundo conseguisse o triunfo, por 6-4 6-4 num duelo em que converteu por três vezes o serviço do adversário.
Não bastasse a ausência do espanhol, o torneio perderia ainda a outra grande estrela, Kei Nishikori (campeão em Memphis há não muitos dias), que sucumbiu perante o norte-americano Sam Querrey em apenas duas partidas, por 6-4 6-3, e foca agora as suas atenções na primeira ronda do Grupo Mundial da Taça Davis, em que o Japão ruma até Birmingham, na Grã-Bretanha, para defrontar a equipa de Andy e Jamie Murray e Kyle Edmund.
Menos assustadora foi a jornada de Grigor Dimitrov, campeão do torneio há duas temporadas, que ultrapassou o norte-americano Donald Young (6-3 6-4) para marcar um encontro “escaldante” com Dominic Thiem nos quartos de final. Para tal se confirmar, o austríaco, quarto cabeça de série — que em menos de uma semana estará em Guimarães a disputar a Taça Davis — teve de recuperar da desvantagem de um set a zero para bater Dmitry Tursunov, parciais de 6-7(5) 6-3 6-4.
Na jornada desta quarta-feira, o norte-americano Taylor Fritz voltou a vencer (6-1 6-3 vs. Victor Estrella Burgos) e confirmou a entrada no top90 mundial aos 18 anos, enquanto o seu compatriota Ryan Harrison (vindo do qualifying) perdeu por 7-6(3) 4-6 7-6(5) para Illya Marchenko depois de eliminar Marin Cilic. Nas contas para o título tem de entrar também Bernard Tomic, quinto pré-designado, que se “desenvencilhou” de Adrian Mannarino (6-4 6-4).