É já a partir deste fim de semana que Gastão Elias vai procurar dar continuidade à excelente prestação realizada no torneio de Buenos Aires. O número 2 nacional, que ultrapassou a fase de qualificação do torneio argentino, caiu de pé frente ao jovem portento Dominic Thiem, na segunda ronda do quadro principal, num encontro em que até teve um match point a seu favor. Agora, é hora de apontar baterias à 3.ª edição do Rio Open, no Brasil.
À semelhança do evento argentino, o tenista da Lourinhã (142.º) terá de disputar a fase de qualificação do torneio carioca, onde é terceiro cabeça de série, e já sabe que terá pela frente na primeira eliminatória o brasileiro Carlos Eduardo Severino (#346 ATP). O duelo acontece às 12h (hora de Portugal Continental e Ilha da Madeira deste sábado) deste sábado, no Jockey Club Brasileiro.
Esta será a primeira participação da carreira de Gastão Elias no maior torneio de ténis realizado na América do Sul. O campeão em título do quadro de singulares masculinos é David Ferrer, que na final de 2015 levou a melhor frente a Fabio Fognini.