Numa final entre duas tenistas que estão a ter em 2021 a sua época de afirmação, Ann Li (60.ª WTA) sagrou-se este domingo campeã do WTA 250 de Tenerife. A tenista norte-americana impôs-se em dois sets à colombiana Camila Osorio (63.ª WTA), com os parciais de 6-1 e 6-4.
Li, de 21 anos, procurava em solo espanhol o primeiro título da carreira, depois de se ter apurado para a primeira final no Grampians Trophy, esta temporada, mas não a ter jogado devido a questões de calendário. Desta feita, nada impediu a norte-americana de entrar em court para jogar por um troféu e esta impôs-se a Osorio, que chegou a esta final já com um título na bagagem em 2021.
O caminho de Ann Li até ao título:
- R1: 2-6, 6-4 e 6-1 vs. Nuria Parrizas-Diaz (65.ª WTA)
- R2: 6-4 e 6-2 vs. Varvara Gracheva (80.ª WTA)
- QF: 7-5 e 7-5 vs. Irina-Camelia Begu (56.ª WTA)
- SF: 6-2 e 6-1 vs. Alizé Cornet (66.ª WTA)
- F: 6-1 e 6-4 vs. Camila Osorio (63.ª WTA)
O arranque do encontro parecia vir a ser favorável à colombiana, que fez o primeiro break logo a abrir. No entanto, Ann Li não se deixou afetar pela quebra de serviço madrugadora e respondeu com muita categoria: a norte-americana venceu seis jogos de uma assentada e fechou o primeiro set em 33 minutos.
A abrir o segundo set, Ann Li voltou a quebrar o serviço da adversária e tinha tudo a correr pelo melhor, mas Osorio não atirou a toalha ao chão e fez o contra-break. Com tudo empatado, as duas atletas confirmaram os jogos de serviço seguintes, mas Li voltou a atacar no quinto jogo e conseguiu um novo break. Desta feita, a quebra de serviço perdurou até ao final, com Osorio a tentar correr atrás do prejuízo, mas a não ser bem sucedida.
A vitória deste domingo permite a Ann Li entrar para a galeria de vencedoras de torneios WTA. Para além disso, a jovem da Pensilvânia sobe esta segunda-feira ao 48.º lugar do ranking mundial e estreia-se no top 50. Camila Osorio, por outro lado, escala dez posições e assume o 53.º lugar, também um novo máximo de carreira.
Finais WTA: Ann Li
[table id=124 /]