Dois dias depois de ter ultrapassado a primeira ronda de pares ao lado de Jaume Munar, o espanhol Rafael Nadal anotou a primeira vitória da temporada na competição de pares: o número seis mundial comandou o encontro que o opôs ao lituano Ricardas Berankis (104.º) e ao cabo de pouco mais de hora e meia selou os parciais de 6-2 e 7-5.
Rafael Nadal, que voltou a competir a nível oficial precisamente cinco meses depois, escolheu o ATP 250 de Melbourne para fazer o seu regresso e preparar uma eventual participação no Australian Open, embora esta ainda não esteja totalmente garantida, dependendo do progresso da recuperação ao pé esquerdo.
O primeiro parcial foi de sentido único e o jogador de Manacor aproveitou as duas oportunidades de break para as concretizar e chegar ao dilatado triunfo. Já o segundo set foi de plena instabilidade, numa troca acesa de quebras: Nadal esteve por duas ocasiões em vantagem, mas Berankis repôs por duas vezes a igualdade. Só na fase crucial da partida o espanhol consumou o triunfo, graças a um terceiro break.
Apurado para os quartos de final em Melbourne, Rafael Nadal – que entretanto desistiu da competição de pares -, ainda não tem adversário definido para o seu próximo compromisso: enfrenta aquele que vencer do duelo entre o australiano Alexei Popyrin (61.º) e o neerlandês Tallon Griekspoor (65.º).