Horas depois de Andrey Rublev (7.º) – segundo pré-designado e campeão em título – ter assinado a primeira vitória da semana no ATP 500 de Roterdão, também o primeiro cabeça de série Stefanos Tsitsipas (4.º) quis seguir o mesmo rumo vitorioso e carimbou o acesso à segunda ronda, ainda que para isso tenha precisado de trabalhos redobrados.
O ateniense de 23 anos foi ineficaz nos momentos mais cruciais do encontro e não conseguiu resolver o compromisso em dois parciais diante do espanhol Alejandro Davidovich Fokina (46.º), que lhe complicou as contas. Mas o jogador mais credenciado pôde respirar de alívio ao fim de mais de duas horas e meia de batalha, num duelo resolvido in extremis por 7-5 6-7 (1) e 6-4.
Num festival de jogos de serviço perdidos, Tsitsipas saiu por cima do primeiro parcial, não obstante ter sofrido três quebras. O grego dispôs de uma vantagem de um break no segundo set e chegou a dominar por *4-2, mas Davidovich Fokina recompôs-se e levou a decisão para o derradeiro parcial, onde acusou o cansaço e acabou por ceder.
Stefanos Tsitsipas vai medir forças por um lugar nos quartos de final com o vencedor do confronto entre o sul-africano Lloyd Harris (35.º) e o bielorrusso Ilya Ivashka (48.º), que vão a jogo na manhã desta quarta-feira.